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7 de ago. de 2017

Oportunidades exponenciais

O foco inicial nosso são os conceitos das tecnologias exponenciais e disruptivas,e aproveitaremos algumas técnicas usadas por empresas bem sucedidas para termos sucesso.
Além disso abordaremos crowdfunding e crowdsourcing e aprenderemos idéias inovadores de tecnologias exponenciais para fazer seu negócio crescer.
Como funcionam as tecnologias exponenciais?
Tecnologias exponenciais são aquelas que crescem a uma taxa exponencial(óbvio). Os seres humanos no entanto não são muito bons em entender as exponenciais,pois o crescimento é muito pequeno nos estágios iniciais e parece que não está acontecendo nada, e depois esse crescimento é acelerado.
Graças aos computadores,sensores e tecnologias de comunicação,estamos vivendo e trabalhando em um mundo exponencial,em que as oportunidades são fantásticas e podem explodir nos próximos anos.
Para dar um exemplo,se você der 30 passos lineares partindo de um ponto específico,vai chegar a 30 metros de distância.Mas se der 30 passos exponenciais saindo do mesmo ponto,vai chegar a um bilhão de metros de distância.Os estágios finais de qualquer sequência exponencial geram um crescimento impressionante.O livro cita a lei de Moore como exemplo, mas essa lei já está defasada e portanto não entraremos em detalhes.
Para evitar subestimar o crescimento exponencial use um framework chamado de "Os seis Ds dos exponenciais"

  • D1 Digitalização - quando o processo passa de um estado físico para o digital,surge a dinâmica exponencial.
  • D2 Decepção - Os estágios iniciais do crescimento exponencial são indiferentes.
  • D3 Ruptura - Novos mercados são criados e os mercados existentes são interrompidos.
  • D4 Desmonetização - As pessoas param de comprar tecnologia antiga e ela passa a ser gratuita.
  • D5 Desmaterialização - a tecnologia passa a ser parte de outros produtos.
  • D6 Democratização - os objetos passam a ser disponibilizados em plataformas digitais pra todos.

As câmeras digitais são um exemplo perfeito desse fenômeno.Em 1996,a KODAK vendia filmes e tinha 140 mil funcionarios e 28 bilhões de dolares em mercado.As câmeras digitais surgiram em 1976(D1) ,mas não possuíam resolução até 20 anos depois(D2).
Depois que as câmeras digitais ultrapassaram a barreira dos 2 milhões de pixels(D3) , as pessoas pararam de comprar filmes (D4) e a Kodak declarou falência em janeiro de 2012 - sendo que muitas câmeras digitais surgiram de dentro da própria Kodak e a própria Kodak não quis investir na tecnologia por achar que máquinas com filmes continuariam dando bilhões de dólares.
Depois que smartphones surgiram,as pessoas pararam de comprar câmeras digitais(D5) .Atualmente você pode compartilhar fotos gratuitamente(D6) com seus amigos em diversos sites.
De uma perspectiva empreendedora,a hora perfeita para se envolver com uma tecnologia exponencial é quando ela sai da parte inicial e inicia sua curvatura rumo ao infinito.Os indicadores dessa transição incluem:

  • Melhores práticas sendo desenvolvidas
  • Rápida proliferação de fornecedores
  • Financiamento secundário disponível
  • Surgem interfaces simples e elegantes para usuários
Atualmente,cinco tecnologias estão preparadas para um crescimento exponencial em um futuro próximo:
  1. Sensores e redes: Hoje existem cerca de sete bilhões de smartphones ,mas nos próximos 10 anos, a previsão é de que haja mais de um trilhão de sensores ligados à internet.Esses sensores vão fornecer informação em tempo real e capacidades de automação ,que serão inovadoras para muitas indústrias.A internet das coisas está pronta para um crescimento explosivo em alcance e capacidades.
  2. Computação infinita: A computação está evoluindo rapidamente,de uma fonte escassa para uma coisa tão barata e abundante, que passa a ser gratuita.A oportunidade aqui, é que todos terão a habilidade de construir grandes ideias com infraestruturas poderosas,que são baratas,estão disponíveis e são ilimitadas.Isso vai estimular um período de inovação global.
  3. Inteligência artificial: A inteligência artificial está prestes a se tornar parte das nossas vidas diárias.Atualmente ,80% dos empregos na indústria de serviços podem ser quebrados em quatro habilidades: procurar,ler,escrever e integrar conhecimento.Os computadores podem agora superar os seres humanos em todas essas habilidades,e isso tem toda relação com a inteligência artificial.A IBM carregou o Watson na nuvem,e o deixou disponível como uma plataforma de desenvolvimento para qualquer um que queira usar.As aplicações são ilimitadas.Podemos ver outro exemplo de startup chamada Modernizing Medicine,que permite a qualquer médico procurar por milhões de artigos,livros e prognósticos para gerar informações individuais através de uma interface de IA.E essa é apenas a ponta do iceberg.
  4. Robótica: O iRobot agora vende o Baxter, um robô.Você pode programá-lo movendo os braços do robô para fazer os movimentos que você quer que ele replique.Logo, a IA vai te deixar programar o Baxter para realizar uma conversa.Foi sugerido que 45% dos empregos americanos estão em risco de desaparecerem nas próximas duas décadas , por causa dos robôs.Isso apresenta uma oportunidade de negócios incrível, menos para os trabalhadores que perderão seus empregos é claro.
  5. A biologia sintética:Ela foi construída ao redor da ideia de que o DNA é um software -um código de 4 letras arranjado em uma ordem específica.O DNA ordena a uma célula que faça proteínas específicas.Pesquisadores podem agora trocar o código de DNA original por um código escrito,programando a célula para produzir o que for especificado.Embora isso pareça coisa de ficção científica,a biologia sintética já está trabalhando.Ela é uma forma de engenharia genética que passou a ser digital.Você pode usar biologia sintética para fazer novos combustíveis,alimentos,remédios,materiais de construção,roupas e até mesmo novos organismos em laboratório ao invés do processo industrial.
Utilize laboratórios experimentais
Um bom laboratório experimental age como um acelerador de inovação.As três características que tornam um laboratório experimental viável são:
  1. Isolamento - para que a inércia organizacional seja neutralizada e também para que os trabalhadores tenham autonomia.
  2. Você precisa correr atrás de um objetivo inspirador - que dá um impulso psicológico em todos os envolvidos.O Google X por exemplo,vai atrás de 10x mais melhorias ao invés de 10% de ganhos.Esse é um objetivo audacioso.
  3. Você precisa ter uma alta tolerância à experimentação e ao fracasso - a iteração rápida é a melhor maneira de avançar.
Seja audacioso e tenha grandes ideias
Ideias ousadas são sempre grandes.Para ser ousado,você precisa estar preparado para ter alguns sonhos grandes que te dão credibilidade.
Se alguém te mostra uma ideia que está abaixo da sua linha de credibilidade, você vai rapidamente dispensá-la como sendo ridícula.Se te apresentarem outra ideia acima da linha,você vai dar o benefício da duvida e ver o que acontece.Mas tem também uma linha de super-credibilidade, que é quando você escuta uma nova ideia que está acima da linha e diz "uau, essa ideia é fantástica, como eu me envolvo nisso ?".Grandes ideias podem ser tão convincentes que sua mente vai aceitá-las como um fato,e ao invés de se preocupar com as probabilidades,você vai começar a pensar nas implicações.
Para ser ousado , você precisa ter uma ideia que esteja acima do limite da super-credibilidade, mas que seja dividida em pequenas submetas realistas.
Seu objetivo audacioso fica mais possível à medida que você alcança suas submetas .Quando você combina entusiasmo com uma ideia ousada e submetas realistas, você pode alcançar coisas incríveis. Você só precisa ter a mentalidade certa
Pense em escala
Quando voce observa empreendedores de sucesso que construíram negócios multibilionários que mudaram o mundo,vai notar que todos eles correram atrás de ideias ousadas.Além disso, os bilionários pensam e agem em escala.
Bilionários como Elon Musk,Richard Branson,Jeff Bezos e Larry Page usam as mesmas oito estratégias mentais para pensar em escala:
  1. Correr riscos e controlar os riscos
  2. Iterações rápidas e experimentações incessantes
  3. Paixão e propósito
  4. Pensamento de longo prazo
  5. Pensamento centrado no cliente
  6. Pensamento probabilístico 
  7. Pensamento otimista
  8. Confiança nas verdades fundamentais
Aprenda a usar crowdsourcing a seu favor
Existem algumas ferramentas muito poderosas disponíveis a todos,e as empresas de crowdsourcing estão crescendo.Algumas delas são:
  • Freelancer.com - tem 10 milhões de usuários que ocuparam mais de 5,4 milhões de empregos,gerando 1,39 bilhões de dólares em receitas no ano passado.
  • Tongal - uma plataforma de crowdsourcing que cria transmissão de comerciais de tv dez vezes mais baratos e demoram dez vezes menos tempo para ficarem prontos , do que o processo tradicional.
Você pode terceirizar todos os tipos de tarefas de negócios,acessos criativos ou ativos operacionais ,rodar testes e descobrir projetos e muitas outras coisas,usando apenas seu cartão de crédito e os serviços de crowdsourcing.As possibilidades são infinitas.
As 12 melhores práticas de crowdsourcing são :
  1. Fazer sua pesquisa - procure opções para tudo o que você precisa, que as vezes elas já existem e fazem tarefas rápidas e baratas.
  2. Se ocupe - Aprenda fazendo
  3. Aprenda a rodar projetos usando conselho de especialistas
  4. Seja específico - Faça com que as pessoas entendam a filosofia do seu negócio, não enrole em detalhes técnicos que as pessoas não entendem, ataque suas necessidades mais básicas de forma simples e direta.
  5. Prepare seus dados - e providencie seus arquivos necessários.
  6. Qualifique seus funcionários - dê a eles projetos pilotos e vejam como eles se saem. Ensine novas habilidades que serão fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio a longo prazo.
  7. Deixe claro o papel que cada pessoa da empresa terá de cumprir, e deixe claro a cada um exatamente o que você quer.
  8. Comunique-se detalhadamente, não seja vago em suas falas, e dê feedbacks o mais rápido que puder.
  9. Não seja controlador , esteja sempre aberto a novas maneiras de pensar.
  10. Preze pela qualidade - não aceite trabalhadores mais ou menos só por que é mais barato.Vale mais a pena ter os melhores trabalhadores e pagar um pouco mais.
  11. Se prepare para o turbilhão de ideias que seus funcionários te trarão, e filtre bem isso.
  12. Esteja aberto a novas metodologias, não fique preso a só uma, pois podem ter pessoas muito qualificadas ao seu redor que trabalham em horários e requisitos diferentes.
Faça competições de crowdsourcing 
Um dos mecanismos mais poderosos disponível para o empreendedor exponencial são competições de incentivo (os famosos hackathons que existem por aí).
Consiste em você oferecer um prêmio ao vencedor e deixar as pessoas se organizarem e trabalharem para buscar esse prêmio.
Essas competições são poderosas,pois atraem visibilidade,novas ideias e apoio financeiro para soluções potenciais.Os patrocinadores e anunciantes amam competições de incentivos.Além disso,essas competições atraem muitas pessoas . O bom delas é que você só paga ao vencedor, e ainda por cima recebe as ideias dos outros competidores que não ganharam, e isso te dá uma enorme vantagem de ter uma plataforma que você possa usar para encontrar soluções.Se seu prêmio for grande o suficiente ,a competição pode alimentar o mercado e até criar uma demanda para a solução.
No entanto,essas competições devem ser usadas com moderação, não é pra todos os problemas que você pode encontrar soluções com esse mecanismo.Elas só funcionam se você tem um objetivo claro em mente, mas não sabe como chegar la ainda.As competições precisam estar em um campo em que existem pessoas inovadoras e times que sejam capazes de resolver os desafios.
Se você vai atrás de alguma coisa que necessita de muito capital, provavelmente a competição não vai ser uma boa saída.Você precisa ser flexível também quanto à propriedade intelectual gerada pela competição, e deixar aberto o processo de como chegar ao objetivo.
Lembre-se sempre que os 4 motivadores que atraem times para essas competições e que devem ser gerados são :
-Dinheiro
-Reconhecimento
-Frustração com a situação atual
-Pizzas e refrigerantes de graça durante o período do evento.

O passo a passo de como criar essa competição é :
1.Identifique o problema central que você quer resolver, e garante que ele está delimitado corretamente.
2.Defina as suas diretrizes e métricas -  como você vai medir quando a linha de chegada for cruzada.Seja claro sobre como o processo será medido
3.Estruture de maneira apropriada - especifique o nome do desafio,os prêmios,a duração da competição,e quem vai ter a propriedade intelectual no fim.
4.Defina bem as regras - tenha indicadores claros do progresso e tenha certeza de que as regras evitam a trapaça.Estime seus custos da competição.
5.Comece sua competição -e posicione-a acima da linha de super credibilidade.Crie publicidade sobre quem está competindo.Faça um grande lançamento que tenha como alvo os nichos e comunidades corretos.
6.Opere sua competição de maneira transparente - tenha os recursos que você precisa para se ligar com os times,lidar com os requisitos legais ,gerar publicidade e assim por diante.Você também precisa ter um rosto público para sua competição e um painel de juízes.Tenha certeza de que você tem todos os elementos das competições de incentivo altamente bem-sucedidas.
7.Alavanque sua competição e termine com poder - determinando os requisitos do vencedor sem nenhuma controvérsia.Você vai querer também ter uma cerimônia de premiação para maximizar o ibope gerado.
Aprenda a usar o crowdfunding
Levantar o dinheiro necessário sempre foi uma das grandes barreiras pra começar um novo negócio.E isso está mudando graças ao crowdfunding. Milhões de apoiadores já colocaram bilhões de dólares em startups através do crowdfunding,e essa tendência vai crescer exponencialmente.Especialistas preveem que 15 bilhões de dólares levantados através do crowdfunding em 2015 vão aumentar para pelo menos 300 bilhões nos próximos anos.É ele que oferece uma prova social da demanda de mercado.Além disso, ele permite que um empreendedor comece a trabalhar e possa lançar um projeto ao mesmo tempo.
Já existem 700 sites de crowdfunding online atualmente, e esse número vai dobrar nos próximos anos.
Quatro tipos de crowdfunding são :
1.Doações
2.Dívida - você fornece fundos que serão pagos com juros
3.Capital - você pede dinheiro a investidores em troca de ações de sua empresa
4.Recompensa ou incentivo - o fundador oferece algum prêmio para apoiar a criação de algum produto ou serviço que pretende usar.

As doações normalmente funcionam bem para causas sociais e campanhas políticas.O financiamento de dívidas é considerado melhor para projetos locais que beneficiam uma comunidade.O financiamento de capital é o novo tipo e ainda é muito cedo pra saber como esse tipo de crowdfunding vai funcionar na prática.O crowdfunding de recompensa ou incentivo agora tem um ótimo histórico de sucesso e se provou altamente eficaz para projetos criativos e produtos.
As melhores campanhas de crowdfunding normalmente têm essas características:
-O produto está em um estágio avançado de protótipo e já pode ser mostrado
-Você tem um bom time de gestores e as pessoas podem confiar que alguma coisa vai acontecer com o dinheiro.
-O produto é baseado na comunidade e nos consumidores - é alguma coisa que investidores potenciais comprariam e usariam.
-O time de gestores tem uma rede de investidores potenciais
- O produto busca resolver um problema convincente

Resumindo, o crowdfunding vai te dar uma validação de mercado e uma medida da demanda real.Uma boa campanha de crowdfunding pode ver uma comunidade de consumidores surgir,que podem comprar os produtos por um baixo custo.O crowdfunding normalmente funciona melhor se você está entusiasmado com seu produto e quer realizar o projeto rapidamente.

Os 12 passos envolvidos em uma boa campanha de crowdfunding são :
1.Escolha sua ideia ideal -  que será a junção daquilo que te entusiasma e de alguma coisa que seja importante para outras pessoas.
2.Estabeleça seu alvo - decida quanto dinheiro você precisa arrecadar.Essa será a função de que tipo de incentivos você pode oferecer aos financiadores.Você também vai querer levantar algum dinheiro para seus custos de desenvolvimento.Você precisa mostrar que sabe o que está fazendo para passar credibilidade.Arrecade dinheiro suficiente para que você consiga avançar, e tenha alguns objetivos em mente que descrevem coisas que você pode fazer se mais pessoas se envolverem.
3.Estabeleça a duração da campanha e crie um cronograma - tipicamente de 30 a 120 dias.Geralmente as campanhas mais curtas funcionam melhor.Você deve organizar o que fará durante esse tempo.
4.Especifique seus incentivos e suas metas - o que os apoiadores vão ganhar por contribuírem com você.A maioria das campanhas tem incentivos de 25,50,100,500,1000 reais.Tenha em mente que geralmente 25 reais gera 25% das respostas.
Ofereça alguma coisa única que não pode ser comprada em outro lugar
5.Monte o time perfeito de execução - uma celebridade(risos),um gerente de campanha/estrategista,um especialista,um designer gráfico e um gestor de tecnologia.Você pode ter também um gerente de relações públicas.
6.Prepare-se cuidadosamente - reúna materiais e recursos que você vai precisar antes de começar sua campanha, não deixe isso pra depois
7.Conte uma história significativa - tenha uma narrativa poderosa e atraente sobre porque seu produto será muito bom.Se concentre em contar porque ele é importante mais do que em explicar o que é o produto.
8.Crie um vídeo viral -que traz seu produto e demonstra suas idéias.As campanhas com vídeos curtos arrecadam 239% mais dinheiro do que as campanhas sem vídeos.
9.Desenvolva seu público - com afiliados,advogados e ativistas liderando.Deixe claro que você está embarcando em uma causa,e não apenas vendendo outra ferramente.
10.Lance sua campanha - envolva seus primeiros doadores e agite as coisas.
Os primeiros dias depois do lançamento são importantes para ganhar tração e ganhar dinheiro.
11.Continue engajando semana após semana - continue em contato com todo mundo, e deixe que eles saibam como você está.Forneça atualizações de status e peça que os apoiadores convidem seus amigos.Mantenha sua campanha nas notícias , com promoções e concursos.
12.Tome decisões baseadas em dados - sobre quando aumentar a escala , quando engajar e quando utilizar as tendências.Considere investir no Facebook,Youtube e Linkedin para anunciar.
Construa comunidades online
Suas chances de fazer alguma coisa ousada aumentam se você construir uma comunidade exponencial.As comunidades onlines atuais podem lidar com tarefas impressionantes , em escala.Uma comunidade atual pode lidar com os tipos de projetos que anteriormente eram exclusividade de grandes corporações ou governos.
Um ponto forte das comunidades é que elas podem ser auto-organizadas.As pessoas gostam de fazer coisas que impressionam seus colegas e que aumentam suas reputações pessoais.Se você constrói uma comunidade que está lidando com uma tarefa importante,e então fornece oportunidades para que indivíduos se destaquem nessa comunidade, vai ficar impressionado com a energia e criatividade gerada.
Uma das ferramentas mais interessantes da web é chamada de "A lei dos nichos" . Não importa qual sua paixão,existem inúmeras pessoas que compartilham ela.Comunidades são uma forma de encontrar outras pessoas e de criar uma plataforma que vai servir suas necessidades.Você pode se aproveitar dessa comunidade para construir um negócio , ou para lidar com desafios difíceis.
Construir uma comunidade exponencial vibrante envolve 8 passos:
1.Você define seu processo transformador - o que está tentando alcançar com a comunidade e como Você deseja fazer a diferença.Conte sua história.
2.Construa o portal da sua comunidade - alguma coisa autêntica que permite um registro simples e um fluxo de informação
3.Comece a recrutar membros - escolha seus pioneiros à dedo e elabore algum tipo de ritual para os novatos, que ajuda as pessoas a se sentirem parte da comunidade.
4.Crie conteúdo para a comunidade - na forma de um evento ,lançamento de produto,newsletters,revistas online,entrevistas,etc.
5.Aplique estratégias de engajamento - para que as pessoas se conectem com suas emoções .Você pode ter líderes talentosos,e marcar encontros pessoalmente ,ou promover desafios que exijam colaboração ,para aumentar o engajamento.
6.Gerencie ativamente sua comunidade - agindo como um ditador benigno.As comunidades são bagunçadas, então Você precisa manter as coisas em ordem e evitar as distrações.
7.Continue aumentando a comunidade - expandindo as oportunidades para as pessoas conversarem umas com as outras.Promover competições inspiradoras também é uma boa estratégia de crescimento.
8.Monetize sua comunidade - isso será viável desde que você seja transparente e autêntico sobre como fazer isso.A melhor maneira de monetizar é vender o que sua comunidade precisa.Você pode vender anúncios ou associações premium.
Conclusão
Se aproveitar das tecnologias exponenciais é o segredo para ter um negócio bem-sucedido no mundo de hoje e do futuro.Aproveite-se do momento em que a tecnologia inicia sua curvatura e sai das fases iniciais, e se envolva com uma das cinco tecnologias que estão preparadas para crescer futuramente - os sensores e redes; computação infinita; inteligência artificial; robótica e a biologia sintética.
Um ponto importante sobre as tecnologias exponenciais é que seu ciclo é rápido e complexo,por isso se perceber uma oportunidade, não espere para se aproveitar dela.Utilize as táticas do crowdsourcing e crowdfunding, bem como das comunidades virtuais para extrair o máximo do seu negócio.

















Fonte: Livro Oportunidades Exponenciais , de Peter Diamandis